sábado, 30 de junho de 2012

Trabalho do bimestre

Egito


A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano, a partir de pequenas aldeias de camponeses que se espalharam ao longo do Rio Nilo. Ocorria disputas por terra, resultando na crianção dos nomos. Com a disputa entre os nomarcas surgiu dois reinos: O Alto Egito e o Baixo Egito . Por volta de 3.200 a.C o Rei Menés do Alto Egito, conquistou o Baixo Egito e unificou os dois reinos, assim criando o Egito e surgindo o primeiro faraó.

O Rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.

sociedade egípcia estava dividida em várias camadas, sendo que o faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas também ganharam importância na sociedade. Esta era sustentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. Os escravos também compunham a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras.Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e comida.  

A escrita também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de idéias, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas principais de escrita: a escrita demótica (mais simplificada e usada para assuntos do cotidiano) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos). As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamado papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para registrar os textos.  

A economia era baseada principalmente na agricultura que era realizada, principalmente, nas margens férteis do rio Nilo. Os egípcios também praticavam o comércio de mercadorias e o artesanato. Os trabalhadores rurais eram constantemente convocados pelo faraó para prestarem algum tipo de trabalho em obras públicas (canais de irrigação, pirâmides, templos, diques).  

Os egípcios acreditavam em vários deuses. Eram realizadas festas e oferendas em homenagem ao seres superiores para que ficassem felizes e ajudassem nos momentos da vida, nas guerras e colheitas. O deus mais importante era Rá, considerado o criador do universo.
Deus Rá



No campo da arquitetura podemos destacar a construção de templos, palácios e pirâmides. Estas construções eram financiadas e administradas pelo governo dos faraós. Grande parte delas eram erguidas com grandes blocos de pedra, utilizando mão-de-obra escrava. As pirâmides e a esfinge de Gizé são as construções mais conhecidas do Egito Antigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário